Blog apresentado como forma de avalição parcial na matéria de Processos construtivos II, do curso tecnico em edificações - SENAI, ministrada pela prof Ericka Ferraz.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Produção para o mercado

Continuando...

Tivemos a fase de produção para o mercado, essa teve início no final da primeira década do século XIX e vem até os dias atuais. Nessa fase, iniciou uma certa organização por parte de grupos de indivíduos que começaram a formar empresas para prestação de serviços e que passavam a atender o mercado.
Porém, a autoprodução não deixou de existir, apenas a construção é que começou a expandir-se e organizar-se de outra forma.
Pode-se dizer que com foco na evolução das técnicas construtivas das vedações verticais, nessa fase foram identificados três estágios diferentes:

Primeiro estágio
Teve início com a vinda da família real para o Brasil, em meados de 1808, e foi até meados da segunda década do século XX. Nesta época foram aplicadas teorias e métodos científicos aos problemas da técnica já estabelecida até então. Também neste período foram fundadas as primeiras escolas militares e de
engenharia do Brasil, o que facilitou a evolução das técnicas construtivas .

Segundo estágio
Teve início no final da segunda década do século XX (1928) e foi até quase o final da década de sessenta.
Nesse período, houve uma evolução quanto ao uso do concreto armado, e segundo alguns escritores/historiadores  este passou a ser a marca registrada da construção de edifícios em geral e era utilizado, até mesmo, para a produção de estruturas para construções simples, como residências de dois pavimentos.


Terceiro estágio
Tem seu início no final da década de 60 e segue até praticamente os dias atuais. Nesse estágio, questionou-se principalmente a competência da indústria da construção e intensificaram-se as discussões quanto ao “atraso tecnológico” do setor. Questões como o aumento da produtividade e redução de custos passaram a ter maior importância devido à produção de bens de consumo em massa.
Bem, o próximo post será sobre o primeiro estágio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário