Blog apresentado como forma de avalição parcial na matéria de Processos construtivos II, do curso tecnico em edificações - SENAI, ministrada pela prof Ericka Ferraz.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Primeiro estágio


Como mensionado esse primeiro estagio teve início com a vinda da família real para o Brasil, e um aprimoramento das técnicas ultilizadas até então . Também neste período foram fundadas as primeiras escolas militares e de engenharia do Brasil, o que facilitou a evolução das técnicas construtivas.
Uma das primeiras alterações significativas no setor da construção civil iniciou-se com a promoção do Rio de Janeiro a capital do reino e com a expansão da atividade cafeeira. Estes fatos acarretaram um adensamento nos centros urbanos e exigiram o início da construção de obras de infra-estrutura, moradias e caminhos para o escoamento da produção.


Segundo HOLANDA datam dessa época o início da industrialização dos materiais de construção.
Salienta que os primeiros materiais de construção industrializados, ainda que precariamente, foram os tijolos, os quais começaram a substituir o processo artesanal da taipa nas construções das paredes de
edifícios.
Também nessa época surgiu um novo tipo de edificação, a qual correspondia a uma nova tradição construtiva ou uma nova tecnologia para as vedações verticais da época: a alvenaria de tijolos. Surgiu também a alvenaria portante de tijolos, as quais eram utilizadas nas construções de pequeno porte, algumas vezes utilizadas conjuntamente com peças de aço ou de concreto armado.

Para HOLANDA, o período que se estendeu de 1850 a 1920 foi considerado o período áureo da alvenaria, onde construções que datam dessa época ainda hoje surpreendem pela primorosa execução. Foi marcada também pela notória evolução dos materiais, técnicas e métodos construtivos. Deu-se início nessa época à produção da cal e à produção mecanizada de tijolos. O emprego dos tijolos maciços nas paredes de alvenaria possibilitou um aumento de precisão geométrica, tendo como conseqüências principais: a redução dos erros nas medidas de decímetros para centímetros e o aumento na uniformidade da largura das
paredes.

O ferro, a madeira e o cimento também tiveram muita importância para a construção das vedações verticais dessa época, cada um com suas particularidades.

O ferro começou a ganhar importância, sendo usado como “elemento intercalado e descontínuo” na massa das estrutura s de alvenaria. Por volta de 1860, colunas e vigas de ferro passaram a ser incorpora das à massa de alvenaria, como por exemplo, as abobadilhas de tijolos argamassa dos e executados entre perfis duplo T ou I. Iniciaram-se, então, construções de edifícios com elementos de ferro, sendo essas partes importa das da Bélgica, Suíça, Escócia e França no início do século XX

Ainda segundo HOLANDA 2003, datam do final do século XIX e início do séc ulo XX as primeiras construções em madeira, sendo que a primeira construção com vedações verticais só de madeira foi o Balneário do Guarujá, construído em 1892. Nesta construção foram empregados “kits ou coleções de peças e implementos de madeira”, importados dos Estados Unidos.


O emprego do cimento no Brasil teve seu início nas última s três décadas do século XIX, mais especificamente por volta de 1890. Na virada do século XIX para o século XX, o cimento e o concreto foram objetos de estudos específicos. Inicialmente o concreto fora utilizado em conjunto com elementos estruturais de ferro e de alvenaria. Geralmente construía-se o arcabouço - as paredes - perimetral da alvenaria empregando-se no interior, colunas de ferro, vigas de trilho ou de perfis duplo T. Várias vezes os elementos ficavam embutidos em argamassa moldada em fôrmas de madeira ou pela própria alvenaria de acabamento.

A próxima postagem será sobre a segunda fase da produção para o mercado que teve início no final da segunda década do séc ulo XX (1928) e foi até quase o final da década de sessenta.



3 comentários:

  1. Ok.
    Visto até aqui.
    11/09/2012

    Aguardo a evolução.

    ResponderExcluir
  2. Até o final da semana 8 postagens.
    Depois disso as postagens anteriores serão zeradas e continuarei avaliando a partir daí.
    Ok.

    ResponderExcluir
  3. Cleyton
    Não vi você até o final da aula. O que aconteceu?
    Infelizmente considerarei que seu trabalho está em dia... Então... as postagem que falta (8) serão zeradas.
    Corra atrás do tempo perdido.
    Melhore as postagens para conseguir equilibrar essa falta de participação.
    O conhecimento é uma benção que poucos sabem aproveitar.

    Ok. Visto até aqui.
    11/09/2011

    ResponderExcluir